top of page

Experiência do Aventureiro

Existe momentos que nunca vamos esquecer, histórias que aconteceram durante esses anos, e que a Rota de Trilhas tem o prazer de compartilhar com vocês.


 

Pico Paraná - Paraná PR


Por maior que seja, não há obstáculo que não possa ser superado!

O propósito de subir a maior montanha do sul do Brasil, o Pico Paraná, chamado por nós carinhosamente de PP, revela a nossa busca em superar medos e limitações pessoais de forma prazerosa e imersas na natureza. E há forma melhor de fazer isso num "mar" de montanhas imponentes, na companhia de irmãs de alma, em noite de super lua cheia e com uma empresa que prioriza a segurança em suas aventuras?

Nossa aventura já começou na sede da empresa onde conhecemos os demais aventureiros-parceiros de uma trilha noturna. Todos equipados com sua mochilas, mantimentos e bastões, partimos rumo ao município de Campina Grande do Sul no Paraná.

Vale destacar aqui, que apesar da maioria das pessoas não se conhecerem, sempre rola sincronia entre os envolvidos e, ao chegarmos ao nosso destino, o clima já era de parceria e muita alegria.

Nossa subida começou um pouco depois da meia noite e, após 7 horas de muitas subidas e contemplação da lua de sangue, chegamos ao cume do PICO PARANÁ. Lá de cima, contemplamos um mar de montanhas, avistamos Curitiba, meditamos, vibramos com a conquista, tomamos café da manhã, assinamos o livro do PP, conhecemos outros aventureiros que conseguiram ver o pôr do sol, pois acamparam na montanha, e nos preparamos para descer.

Apesar da mochila mais leve, nossa bagagem pessoal retornou repleta de gratidão, superação e alegria pelo momento vivido. .

Perto das 16h retornamos à fazenda, onde tomamos um banho e nos preparamos para voltarmos à Itajaí. Cansados? com certeza! Dormindo? Impossível! Afinal, conquistamos uma montanha de 1877m de altitude e conseguimos superar algumas ou muitas de nossas limitações. E mais, já voltamos pensando qual seria nosso próximo destino!

Agradecimento especial à Rota de Trilhas pela organização de mais uma vivência para nossas memórias afetivas!.


Depoimento: Saionara Costa


Montanha: Pico Paraná (PP).

Altitude: 1877 metros.

Curiosidade: A maior montanha do sul do Brasil.


 

Cambirela - Palhoça SC


O que dizer da experiência que foi o Cambirela em minha vida...

Talvez começando pelo fato de que, não há muito tempo, me descobri amante das trilhas!

Iniciei meu planejamento para subí-lo e, não tive dúvidas, de que a Rota de Trilhas estaria a altura de realizar com segurança esse sonho.

A preparação pra trilha foi baseada no frio na barriga de nervoso.

Pois bem, lembrei de não levar uma mochila grande e nem muito cheia, pra não pesar ao longo do caminho. No entanto, nela quase não coube o meu casaco que, nos primeiros metros, já precisei desesperadamente arrancar... hehe. Eu rio agora, mas meu psicológico já começava a dar sinais de tiuti nesse momento.

Fui ficando pra trás, minhas pernas não tinham mais forças devido ao calor que já sentia.

Ainda estava com a calça térmica e ela era bem justa nos tornozelos e sem muito elastano, que impossibilitaram arregaçá-la.

Eu já vinha externalizando as angústias, só que me referindo mais ao calor. Mas, com a cabeça borbulhando de crenças limitantes, decidi externalizar de forma clara... Estou com muito calor, não vou dar conta de subir assim e não quero deixar ninguém me esperando.

E eis que a anja da Rota, a iluminadinha Andréia Peixer (vulgo Déia), com toda calma e experiência do mundo, avisa por rádio pro pessoal que pararíamos um pouco pra descansar.

Enquanto isso, ela me botou sentada, orientou a beber água, pegou sua mochila de primeiros socorros, tirou o bisturi (por ora tive até um pouco de medo do que ela faria comigo... kkk) e começou a "operar" minha calça. E olhem só tamanha delicadeza desse ser, que se propôs a cortar exatamente cada costura da calça até a altura do joelho, onde pude enfim, dobrá-la... ufaaa... Foi um alívio imediato!

Mas, quero pontuar que, junto a essa atitude "cirúrgica" dela, veio todo um discurso motivador, de que ela tinha certeza que eu conseguiria, pois eu vinha me preparando para e, porque agora já havia sido solucionado o que estava me desestruturando.

Ou seja, a Déia não só resolveu meu problema de fato, como também acreditou mais em mim, do que eu mesma naquele momento.

Isso me impulsionou de um jeito muito positivo, pra me reorganizar e voltar ao equilíbrio, dando o gás que precisava pra retomar meu ritmo. Após isso, consegui acompanhar o grupo!

Tiveram muitas outras situações desafiadores pois, veio a parte da montanha onde as árvores ficaram pra trás e, com o vento cortando a montanha, a sensação da altitude ficava mais acentuada. Houve também o momento de uma semi escalada em rocha... Mas, todos são obstáculos que nos fazem apreciar e crescer com o caminho.

Tudo fica muito menor quando visto do cume, é justamente por isso que é uma atividade tão viciante. Pois passamos a ver de outro ângulo os desafios da vida e a valorizar o caminho para as soluções.

Portanto galera, recomendo que se informem sobre a trilha, a dificuldade e grau de exigência dela. Lembrem de se adaptar à temperatura, levem uma segunda opção de roupa. Cuidem do seu psicológico. E óbvio, tendo a Rota de Trilhas como aliada, todos esses itens ficam mais fáceis de acontecer e vocês podem relaxar e curtir o caminho e a conquista do cume, com a certeza de que qualquer dificuldade será superada com muito profissionalismo e grande dose de humanidade!


Depoimento: Daniela Prebianca Jacobovski


Montanha: Cambirela

Altitude: 1047 metros

Curiosidade: Em 1949 um avião colidiu com a montanha. Em 2013 Nevou em seu cume.



 

Monte Crista - Garuva SC

Aos pés da montanha me deparei.

Olhei para cima ela encarei.

Com a altitude me assustei.

Com o apoio dos amigos e da Rota de Trilhas enfrentei.

Foi uma subida fantástica.

Cada passada liberdade.

Procuro o meu centro de gravidade.

Embalado pelos amigos, segui com vontade.

Chegar ao cume uma conquista.

Afinal é o Monte Crista.

Autor: Marcelo Pontes



Montanha: Monte Crista - Garuva SC. Altitude: 927 metros. Curiosidade: Utilizado por Padres Jesuítas o caminho esconde lendas e mistérios.



 

Trilha dos Indios - Anitápolis SC


Resistência, determinação e companheirismo foram os tripés de uma das minhas experiências com a Rota de Trilhas. Ocorreu na trilha dos índios em um lindo dia. Eu estava empolgado, porem não tinha me dedicado a preparar meu corpo para o exercício ao longo da semana anterior, e o resultado foram câimbras na subida e descida da trilha. No decorrer no trajeto tive o mais absoluto suporte da Andréia e da turma Rota de Trilhas, tanto físico quanto emocional. Em nenhum momento fiquei sozinho, muito pelo contrario pois sempre fui incentivado a ser resistente e determinado á terminar a trilha. Por fim, trilha terminada, paisagem deslumbrante e uma etapa vencida. A mais importante lição dessa experiencia foi que, sempre que possível, aventure-se com profissionais capacitados, pois nunca sabemos o que poderá nos ocorrer.


Depoimento: Diogo Teixeira


Montanha: Trilha dos Índios.

Altitude: 1600 metros.

Curiosidade: Antigo caminho de tropeiros. .

 

Salkantay - Peru 🇵🇪


Uma aventura em Cusco no Peru.


Salkantay a parte mais sofrida, porém sem nenhum arrependimento. .

Ter apoio de vários amigos que nos acompanharam nessa viagem foi essencial, as “Grazis” que a todo momento me apoiaram para chegar aos 4600 metros, Tio Zé compartilhando a hospedagem ⛺️, Aloncio nos encantou com suas fotografias, Andreia sempre atenta a tudo para que nada desse errado em nossa viagem, e a todos os demais que compartilharam dessa aventura e que também foram essenciais.

A altitude, o Clima, o Pico, a neve que eu nem conhecia. O nosso guia (Toni) fazendo oferendas a Pacha Mama (mãe natureza), muita magia, a vontade era de ficar lá parado. .

Após milhares de passos, parada para o almoço. Comida diferente, preparada com muito sacrifício.

Mais milhares de passos. A chegada no vilarejo. O banho quente (Pero no mucho 🤣) lembrar dos detalhes é até estranho. Parece um sonho !

"Salkantay" Super recomendo, um desafio jamais a ser esquecido!


Depoimento: Lauro Oldoni


Montanha: Salkantay.

Altitude: 4600 metros.

Curiosidade: Salkantay montanha masculina, Humantay montanha feminina, quando neva e elas se unem por conta da neve, é dito que estão em lua de mel.

 

Montanha Colorida - Peru 🇵🇪

Eu tive muitas aventuras com a Rota de Trilhas e com certeza muitos desafios, não é fácil subir a Winikunka, também chamada de Montaña de Siete Colores, ou Rainbow Montain, é uma montanha no Peru com uma altitude de 5.200 metros acima do nível do mar. Mas o meu maior desafio esta sendo agora, aqui em casa. Sofri um acidente em setembro de 2019 onde quase tive o pé direito amputado, quatro cirurgias depois estou na cama com o pé para cima, terei ainda muitas e muitas semanas de dificuldades. O que me faz manter o animo nesses dias difíceis? São os momentos maravilhosos que vivi na trilhas em meio a natureza, com amigos queridos que fiz. Subir uma montanha é difícil e cansativo, mas estar lá em cima com a companhia de pessoas maravilhosas compensa cada gota de suor. Essa vontade de fazer tudo de novo é que me mantem focado na recuperação. Eu estou me esforçando ao máximo, seguindo todas as recomendações medicas, procuro ter sempre um pensamento positivo, por que, eu quero voltar a andar normalmente, quero estar com meus amigos da Rota de Trilha lá no Monte Crista, no Cambirela, no Rio do Boi e onde mais meus pés puderem me levar. Somente com muito esforço iremos a lugares que outras pessoas irão ver somente por fotos. Em 2021 estarei de volta as aventuras com a Rota de Trilhas.


Depoimento: Aloncio Aragão


Montanha: Montanha Colorida

Altitude: 5200 metros

Curiosidade: Formação geológica, cada cor representa uma composição, como vermelho: argila, verde: mistura de ferro e magnésio, branco: calcário entre outras composições.


 

Montanha Colorida - Peru 🇵🇪


Winicunca! Montanha colorida! Preciso olhar os registros, e olhar outra vez!! As vezes acho que foi um sonho, e preciso olhar de novo!!! 5636 metros de altitude ! Acho que era isso! Depois de Humantay, e Salkantay, achei que seria moleza alcançar Winicunca!!! Distância de caminhada menor, mas altitude maior, o tempo passava, e tenho certeza que ela se afastava de nós!!! Vencemos! Mas quando colocamos os pés no topo,,e nos disseram que poderíamos ficar no máximo 30 minutos! Pensei porque será??

Mas logo percebi o porquê! Não se consegue respirar, as pernas já não obedecem ao comando, e a gente fica ali, parada! Desesperada por mais um tempo!! Por ar!!Por mais um registro, por mais 1 minuto! Para dar tempo de só mais uma oração! E agradecer! Agradecer!!! Agradecer!!!


Depoimento: Nilsa Vieira


 

Machu Picchu - Peru 🇵🇪


Era um sonho desde minha adolescência, quando na escola estudamos sobre a história dos povos Incas, e da Cidade de Machu Picchu, de algum dia estar naquele lugar. Através da Rota de trilhas tive a oportunidade de realizar esse sonho e foi tudo incrível, maravilhoso. As trilhas foram muito bem organizadas, a parceria durante a viagem, a preocupação da Andreia em ficar tudo bem com todos! É admirável seu profissionalismo seu companheirismo! Desde o início da programação da viagem, sempre nos deixou bem informados, com ótimas orientações sobre os detalhes da viagem. Espero e acredito que esta é a primeira de muitas viagens e sonhos que realizarei com Rota de Trilhas ! Gratidão por tudo! E desejo sucesso! Depoimento: Mariluci Heinzen


Machu Picchu

Altitude: 2430 metros

Curiosidade: Em Quechua Machu Picchu significa Velha Montanha, também conhecida como a cidade perdida dos incas.



23 visualizações0 comentário
bottom of page